Quais são os segredos dos casais felizes, que já convivem há anos e conseguem manter o casamento em bases sólidas?
Será que só o amor é suficiente para sermos felizes juntos?
Esse é um texto lindo que encontrei nos meus passeios na internet, e acho que é super conveniente compartilhá-lo com vocês noivinhas, e também as já casadinhas, pois sempre é bom pararmos e refletirmos se estamos no caminho certo. E apesar de não haver uma única "receita do bolo" e cada um ser feliz à sua forma, sempre podemos aprender algo com a experiência dos mais velhos.
Então, vamos conferir essas dicas preciosas?
3 segredos dos casais que possuem um casamento feliz
Conheça os segredos que alguns casais desvendaram para os casamentos felizes e estabeleça a felicidade na própria relação.
- Para escrever este artigo conversei com alguns casais, com mais de trinta anos de casados, que se dizem muito satisfeitos com suas escolhas. São pessoas que admitem suas imperfeições e as do cônjuge; que contam muitos desafios na jornada de evoluir juntos e que concluem que são, verdadeiramente, felizes juntos.Dessas divertidas e reflexivas narrativas pude entrever os seguintes segredos de tamanha harmonia conjugal:
1- Admiração
Foi muito rico observar o quanto um cônjuge admira o outro, claro que a admiração está relacionada ao amor, mas eu me refiro ao quanto demonstram esse sentimento. Falam com tanto amor das qualidades, exaltando seus cônjuges de forma sincera e meiga. Quando perguntei sobre os defeitos de suas "caras-metades" citaram alguns, como quem fala de algo sem grande importância. Chamados a falar das famosas dificuldades que todo casal enfrenta no casamento, relataram que a vontade de estar bem com o outro é um elemento fundamental para a adaptação necessária. Dos problemas fizeram desafios e lidam com eles sempre da melhor maneira possível.2- Guardar a intimidade
Muito claro ficou também que esses casais têm vida social ativa; convivem com amigos, familiares de um e de outro, colegas e tudo mais, no entanto, guardam assuntos e atitudes só para eles. Enquanto conversavam comigo eu percebia uma constante troca de olhares, uma descarada cumplicidade nas palavras e nos gestos. Uma piscada aqui, uns sorrisinhos marotos ali entregando a intimidade de cada casal e a forma cuidadosa como a mantêm. Falaram na importância de construir rotinas juntos e de quebrá-las de vez em quando; ressaltaram o quanto é revigorante cultivar momentos únicos, só deles e vivenciá-los com afeto e alegria. Mas e como eu insistia em perguntar das dificuldades de convívio, notei algumas piadinhas que, claramente, denunciavam um código que só eles entendiam.3- Comprometimento
Parceria é a palavra chave! Para falar de comprometimento em minhas palestras gosto de contar essa fábula sobre a diferença de compromisso e comprometimento: num projeto de omelete entre uma galinha e um porco, a galinha entra com o ovo, isso é compromisso; o porco entra com o presunto, ou seja, com a própria vida, isso é comprometimento. O que eu observei naqueles casais felizes foi um comprometimento genuíno e franco entre os cônjuges, uma promessa recíproca de confiança, desvelo e doação de si mesmos. São muito seguros de terem escolhido um ao outro e vivem por manterem-se unidos sempre. Para viverem em harmonia e cultivarem os bons sentimentos dessa união não medem esforços e assume a responsabilidade que lhes compete, cada um fazendo a sua parte para que a relação flua e provoque satisfação em ambos.Muito se fala nas dificuldades do casamento, no entanto, muito mais há para ser dito da alegria de ter uma companhia amorosa para transformar divisões em multiplicações. A grande questão é que muitos acreditam que se há amor, necessariamente, o casamento dá certo, desconsiderando o poder desse sentimento na transformação de quem o possui. Por experiência própria e nas entrevistas que fiz, pude ter ainda mais assegurada a concepção de que quem ama é capaz de desenvolver outros sentimentos fundamentais no relacionamento a dois, tais como: tolerância, paciência, compreensão e respeito.Segredos revelados; agora é só aplicá-los!
Para ilustrar, nada melhor do que um ensaio desse casal que está há 61 anos juntos. Inspirado no filme Up! Altas Aventuras, o ensaio está lindo, cheio de amor e você pode conferi-lo aqui.
Texto de Suely Buriasco no site Família.
Outros textos interessantes e que você vai amar:
Olá Ariadne!!!
ResponderExcluirVim conhecer seu blog e gostaria de te dar os parabéns, adorei cada detalhe!
Quanto ao texto, achei excelente! Acho que são dicas preciosas, para mim admiração, paciência e respeito são as peças-chave! E ter em mente de que casamento não é um conto de fadas, mas sim a construção diária de uma história linda, cheia de perfeições e imperfeições, é o que faz dela única!!
Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!!!
Aproveito para te convidar a participar de um sorteio que está rolando no blog. O brinde é um kit delicioso da Natural Alimentos! O sorteio será realizado dia 20 de Dezembro e o kit será entregue em casa!
http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/2014/12/sorteio-de-natal-com-natural-alimentos.html
Beijos! =)
Oi Andrea, que bom que você gostou do blog, fico muito feliz!
ExcluirE o texto, superbacana, né?
Agora, vou lá conhecer seu cantinho!
Bjs
Oi, Ary!Tudo bem? Quanto tempo não venho aqui...desculpa!Estou colocando em dia minhas visitinhas essa semana!Amei o texto e as imagens!Vou salvar esses conselhos aqui!Top, top, top!!
ResponderExcluirBeijão
www.tititietrelele.com
Cath está mais q desculpada, também estou em falta e colocando as visitas em dia :)
ExcluirApareça sempre que puder!
Bjs
Ariiiii!!!! Que texto perfeito!!!
ResponderExcluirAdorei a explicação desses três segredinhos bem básicos mesmo.
São tantas coisas que passam despercebidas e lendo esse texto me fez refletir o quanto a parceria, a conversa a admiração ao próximo faz toda diferença!
Muito lindo, né Gio? Sempre é bom lermos essas dicas e segredinhos <3
ExcluirBjs
Lindo ,eu e meu marido somos assim! Cumplicidade e companheirismo sempre , espero chegar lá ! Temos 11 anos juntos de muita felicidade! Bjos
ResponderExcluirE vai chegar, Shirley! 11 anos já é um casamento de sucesso!
ExcluirQue seja assim para sempre!
bjs
Oiiii lindona, amei o texto, realmente são dicas valiosas que devemos preservar em um relacionamento.
ResponderExcluirbjãoooo
www.adocandoseudia.blogspot.com.br
Muito lindo, né bonecura?
ExcluirBjs
Ari, que texto lindo! Me fez refletir bastante, às vezes a correria da vida nos cega e não percebemos os detalhes que fazem toda diferença né? Amei os conselhos! :D
ResponderExcluirObs: tô esperando os detalhes do chá, hen ;)
Fica com Deus flor! ;*
Muito lindo né Thay? Sempre é bom para refletirmos e fazermos a diferença!
ExcluirBjs, fica com Deus tb!
penso muito no 2. sou uma pessoa muito reservada sobre minha intimidade e falo isso pro meu marido o tempo todo, tem coisas que não devem se faladas. por mais intimidade que tenhamos com alguém, amizade é amizade, em algum momento pode virar ou acabar, e por mais que imaginemos com quem estamos lidando, nunca se sabe né. sempre tem uma zoação besta, ou alguém entrando num assunto desconfortável pra gente, o que poderia ser evitado por um simples fechar de boca.
ResponderExcluirsão coisas tão simples, mas que se tivermos cuidado durante o dia a dia, tudo se encaixa e dá certo né.
bjkss
~ Amandyces
É verdade, coisas simples que fazem toda a diferença na relação.
ExcluirBjão
Adorei muito o post flor
ResponderExcluirBjs boa semana!
www.nosamamoscasamento.com.br
Que bom que vc gostou, linda!
ExcluirBjão
ola tudo bem , adorei seu conteudo... hoje em dia e tão simples as pessoas que complicam as coisas né
ResponderExcluirlink do meu site http://estousememprego.com.br/como-fazer-bolo-de-pote-para-vender/