3 segredos dos casais que possuem um casamento feliz


Quais são os segredos dos casais felizes, que já convivem há anos e conseguem manter o casamento em bases sólidas?

Será que só o amor é suficiente para sermos felizes juntos? 

Esse é um texto lindo que encontrei nos meus passeios na internet, e acho que é super conveniente compartilhá-lo com vocês noivinhas, e também as já casadinhas, pois sempre é bom pararmos e refletirmos se estamos no caminho certo. E apesar de não haver uma única "receita do bolo" e cada um ser feliz à sua forma, sempre podemos aprender algo com a experiência dos mais velhos.

Então, vamos conferir essas dicas preciosas?


3 segredos dos casais que possuem um casamento feliz

Conheça os segredos que alguns casais desvendaram para os casamentos felizes e estabeleça a felicidade na própria relação.
  • Para escrever este artigo conversei com alguns casais, com mais de trinta anos de casados, que se dizem muito satisfeitos com suas escolhas. São pessoas que admitem suas imperfeições e as do cônjuge; que contam muitos desafios na jornada de evoluir juntos e que concluem que são, verdadeiramente, felizes juntos.
    Dessas divertidas e reflexivas narrativas pude entrever os seguintes segredos de tamanha harmonia conjugal:
  • 1- Admiração

    Foi muito rico observar o quanto um cônjuge admira o outro, claro que a admiração está relacionada ao amor, mas eu me refiro ao quanto demonstram esse sentimento. Falam com tanto amor das qualidades, exaltando seus cônjuges de forma sincera e meiga. Quando perguntei sobre os defeitos de suas "caras-metades" citaram alguns, como quem fala de algo sem grande importância. Chamados a falar das famosas dificuldades que todo casal enfrenta no casamento, relataram que a vontade de estar bem com o outro é um elemento fundamental para a adaptação necessária. Dos problemas fizeram desafios e lidam com eles sempre da melhor maneira possível.
  • 2- Guardar a intimidade

    Muito claro ficou também que esses casais têm vida social ativa; convivem com amigos, familiares de um e de outro, colegas e tudo mais, no entanto, guardam assuntos e atitudes só para eles. Enquanto conversavam comigo eu percebia uma constante troca de olhares, uma descarada cumplicidade nas palavras e nos gestos. Uma piscada aqui, uns sorrisinhos marotos ali entregando a intimidade de cada casal e a forma cuidadosa como a mantêm. Falaram na importância de construir rotinas juntos e de quebrá-las de vez em quando; ressaltaram o quanto é revigorante cultivar momentos únicos, só deles e vivenciá-los com afeto e alegria. Mas e como eu insistia em perguntar das dificuldades de convívio, notei algumas piadinhas que, claramente, denunciavam um código que só eles entendiam.
  • 3- Comprometimento

    Parceria é a palavra chave! Para falar de comprometimento em minhas palestras gosto de contar essa fábula sobre a diferença de compromisso e comprometimento: num projeto de omelete entre uma galinha e um porco, a galinha entra com o ovo, isso é compromisso; o porco entra com o presunto, ou seja, com a própria vida, isso é comprometimento. O que eu observei naqueles casais felizes foi um comprometimento genuíno e franco entre os cônjuges, uma promessa recíproca de confiança, desvelo e doação de si mesmos. São muito seguros de terem escolhido um ao outro e vivem por manterem-se unidos sempre. Para viverem em harmonia e cultivarem os bons sentimentos dessa união não medem esforços e assume a responsabilidade que lhes compete, cada um fazendo a sua parte para que a relação flua e provoque satisfação em ambos.
    Muito se fala nas dificuldades do casamento, no entanto, muito mais há para ser dito da alegria de ter uma companhia amorosa para transformar divisões em multiplicações. A grande questão é que muitos acreditam que se há amor, necessariamente, o casamento dá certo, desconsiderando o poder desse sentimento na transformação de quem o possui. Por experiência própria e nas entrevistas que fiz, pude ter ainda mais assegurada a concepção de que quem ama é capaz de desenvolver outros sentimentos fundamentais no relacionamento a dois, tais como: tolerância, paciência, compreensão e respeito.
    Segredos revelados; agora é só aplicá-los!
Para ilustrar, nada melhor do que um ensaio desse casal que está há 61 anos juntos. Inspirado no filme Up! Altas Aventuras, o ensaio está lindo, cheio de amor e você pode conferi-lo aqui.

Texto de Suely Buriasco no site Família.

16 comentários:

  1. Olá Ariadne!!!
    Vim conhecer seu blog e gostaria de te dar os parabéns, adorei cada detalhe!
    Quanto ao texto, achei excelente! Acho que são dicas preciosas, para mim admiração, paciência e respeito são as peças-chave! E ter em mente de que casamento não é um conto de fadas, mas sim a construção diária de uma história linda, cheia de perfeições e imperfeições, é o que faz dela única!!
    Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!!!

    Aproveito para te convidar a participar de um sorteio que está rolando no blog. O brinde é um kit delicioso da Natural Alimentos! O sorteio será realizado dia 20 de Dezembro e o kit será entregue em casa!

    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/2014/12/sorteio-de-natal-com-natural-alimentos.html

    Beijos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, que bom que você gostou do blog, fico muito feliz!
      E o texto, superbacana, né?
      Agora, vou lá conhecer seu cantinho!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Ary!Tudo bem? Quanto tempo não venho aqui...desculpa!Estou colocando em dia minhas visitinhas essa semana!Amei o texto e as imagens!Vou salvar esses conselhos aqui!Top, top, top!!

    Beijão

    www.tititietrelele.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cath está mais q desculpada, também estou em falta e colocando as visitas em dia :)
      Apareça sempre que puder!
      Bjs

      Excluir
  3. Ariiiii!!!! Que texto perfeito!!!
    Adorei a explicação desses três segredinhos bem básicos mesmo.
    São tantas coisas que passam despercebidas e lendo esse texto me fez refletir o quanto a parceria, a conversa a admiração ao próximo faz toda diferença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo, né Gio? Sempre é bom lermos essas dicas e segredinhos <3
      Bjs

      Excluir
  4. Lindo ,eu e meu marido somos assim! Cumplicidade e companheirismo sempre , espero chegar lá ! Temos 11 anos juntos de muita felicidade! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai chegar, Shirley! 11 anos já é um casamento de sucesso!
      Que seja assim para sempre!
      bjs

      Excluir
  5. Oiiii lindona, amei o texto, realmente são dicas valiosas que devemos preservar em um relacionamento.
    bjãoooo

    www.adocandoseudia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ari, que texto lindo! Me fez refletir bastante, às vezes a correria da vida nos cega e não percebemos os detalhes que fazem toda diferença né? Amei os conselhos! :D

    Obs: tô esperando os detalhes do chá, hen ;)

    Fica com Deus flor! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo né Thay? Sempre é bom para refletirmos e fazermos a diferença!
      Bjs, fica com Deus tb!

      Excluir
  7. penso muito no 2. sou uma pessoa muito reservada sobre minha intimidade e falo isso pro meu marido o tempo todo, tem coisas que não devem se faladas. por mais intimidade que tenhamos com alguém, amizade é amizade, em algum momento pode virar ou acabar, e por mais que imaginemos com quem estamos lidando, nunca se sabe né. sempre tem uma zoação besta, ou alguém entrando num assunto desconfortável pra gente, o que poderia ser evitado por um simples fechar de boca.

    são coisas tão simples, mas que se tivermos cuidado durante o dia a dia, tudo se encaixa e dá certo né.

    bjkss

    ~ Amandyces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, coisas simples que fazem toda a diferença na relação.
      Bjão

      Excluir
  8. Adorei muito o post flor
    Bjs boa semana!

    www.nosamamoscasamento.com.br

    ResponderExcluir

O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita.
Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo.
Às amigas blogueiras, deixem o link do blog para que eu possa retribuir a visita!
Obrigada!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...