DIY - Bolo Arco-Íris

Hoje o post é diferente, teremos a primeira receitinha aqui no blog. Um dos projetos que tenho é trazer muitas gostosuras pra vocês, e de preferência, que eu tenha testado antes como fazer.

Mas hoje estava aqui, passeando pelo mundo encantado dos casamentos, quando me deparei de novo com esse bolo arco-íris, que eu adoro, acho lindo, alegre com todas as suas cores, e pensei: vou postar lá no blog a receita e o modo de fazer.

Esse bolo é uma ótima opção para servir no chá, e se você não gostar de tantas cores assim, poderá usar uma só, apenas modificando o tom da mesma e fazendo um degradé, por exemplo: começando no lilás e terminando com a última camada em roxo, fica lindo também. Ao final, deixo inspirações para o seu chá.

Essa receita não foi feita por mim, mas, como um dos projetos do blog, quero futuramente testar tudo o que mostrar aqui (ou quase tudo, tudo o que for possível e estiver ao meu alcance).

Vamos à receita?

Ingredientes

1. Assadeiras pequenas ou médias
2. Mistura para bolo na cor branca (dessas de caixinha, ou você pode usar sua receita de bolo preferida)
3. 1 xícara de leite
4. Confeitos coloridos (MMs, granulados, etc)
5. Chantilly (que também pode ser encontrado pronto no mercado)
6. Corantes alimentícios
7. 2 colheres de manteiga
8. 3 ovos

* Óleo ou manteiga + farinha de trigo para untar as assadeiras.

Passo 01
Prepare a mistura do bolo conforme as instruções. Ela precisa ser branca para podermos usar o pigmento colorido. Sugestão: sabores como coco, baunilha, ou outro que não seja chocolate, por exemplo.
Bata os 3 ovos, as 2 colheres de manteiga derretida e o leite. Misture com o conteúdo da embalagem e mexa bem até formar uma massa homogênea. 
Passo 02
Distribua a massa em potinhos separados conforme o número de camadas que você deseja. Agora, é só colorir cada um. Umas 1 ou 2 gotinhas já bastam, pois depois de assado as cores ainda escurecerão mais um pouco, então, não faça a coloração muito forte.
Passo 03
Hora de untar as forminhas. Espalhe o óleo ou a manteiga por toda forma, espalhe farinha. Se preciso, retire o excesso. 
Passo 04
Despeje as massas em cada assadeira e leve ao forno. Se você não tiver muitas assadeiras poderá assar aos poucos. Atenção: as massas são fininhas e vão assar super rápido, por isso, cuide e faça o teste de espetar o palito e ver se assou. Cuidado para não queimar. Depois de assadas, espere que esfriem para desenformá-las. 
Uma dica para facilitar a montagem do bolo: após esfriarem totalmente, embale as massas em plásticos separadamente e leve ao congelador. Elas ficarão mais firmes para a hora de passar o recheio. (é o que vocês verão nas fotos, as massas embaladas em plásticos).
Passo 05
Vamos preparar o recheio? Se você comprou chantilly de caixinha (como o Amélia Chanty Mix), lembre-se de deixar na geladeira por pelo menos 12h antes de batê-lo. Esse chantilly é só bater e está pronto.
Você também pode usar outras coberturas de sua preferência: brigadeiro, ganache, pasta americana, doce de leite, etc. 
Passo 06
Agora, é só montar o bolo! Comece com uma camada de massa e a seguir, o recheio. Siga intercalando até usar todas as camadas. O recheio é importante para manter o bolo firme e não desandar, além de deixá-lo muito mais gostoso!
Depois de tudo pronto, é só passar a cobertura por fora e decorar com os MMs, granulados coloridos ou outro de sua preferência. Leve à geladeira para que a cobertura endureça. Aí é só cortar, servir, e se deliciar com esse bolo super fofo e saboroso.
Se achar interessante, poderá deixar o bolo 'pelado', o já popular naked cake. Vai ficar lindo com o colorido ou ombré aparecendo.

Obs: Para o bolo degradé a minha sugestão é: use gotas do corante conforme o número de camadas, exemplo: 5 camadas, 5 gotas na primeira, 4, 3, 2 e 1 na última, vá diminuindo gradualmente.

E aí meninas? Gostaram da ideia? Quem vai fazer para o chá, noivado, bodas...? São tantas oportunidades para fazermos um bolinho diferente, não é mesmo?

Sugestões para o seu chá:
Fotos: One Charming Party e Pinterest
Receita: Capricho com adaptações por mim.




8 comentários:

  1. Eu tenho a impressão de que esse bolo tenha um gosto estranho, haha! Mas sou louca para experimentar.

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas acho que se pegarmos de um sabor mais gostoso, aí fica bom, rsrsrs.
      Vou fazer pra ver e depois conto aqui :)

      Bjão

      Excluir
  2. Hummmm, que lindo!!! Fácil de preparar. Uma ótima sugestão para decorar e alegrar a mesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil, né? Vamos ver se tua amiga aqui consegue fazer um parecido, hehehe.
      Bjão

      Excluir
  3. Que lindoooo, mas deve dar um trabalhão rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É...eu acho que dá um trabalhinho, mas mais trabalho vai ser lavar 7 forminhas haha (olha a preguiçosa aqui, rsrs). Bjão

      Excluir
  4. Muiiiiito interessante, deu vontande ir para cozinha testar!
    Além lindo deve uma delicia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fica lindo, né?
      Já decora a mesa do bolo <3
      Se testar, manda a fotinho.
      Bjoooo

      Excluir

O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita.
Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo.
Às amigas blogueiras, deixem o link do blog para que eu possa retribuir a visita!
Obrigada!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...