Organizando o Casamento - Post 01 - Como planejar o seu casamento

Toda vez que penso que já pensei em tudo o que preciso, sempre surge alguma dúvida, ou aquela insegurança de: "Será que estou esquecendo de alguma coisa?". Pensando nisso, resolvi "esquematizar" o meu projeto casamento.

O sucesso de qualquer projeto está em sua organização. O nosso casamento também é um projeto que precisa ser muito bem planejado para que alcance o seu sucesso, que é a total satisfação dos noivos.

É muito importante termos uma assessora para nos ajudar com todos os detalhes. Mas, por mais competente que seja a profissional escolhida, é bom sabermos como planejar o nosso casamento, quais são os passos a serem seguidos, pois nem tudo dependerá exclusivamente dela. Nós também precisamos fazer a nossa parte.

Complementando o nosso check list, nesse post vamos conferir algumas dicas para a melhor gestão do nosso evento. Nesse primeiro momento, vamos falar dos primeiros passos a serem tomados.

Decisão de noivar e primeiros passos para a organização


Definição da data do casamento

Acesse o post para saber como escolher a melhor data para o seu casamento. Essa é a primeira pergunta que as pessoas vão lhe fazer quando for anunciado o noivado: quando vai ser o casamento?
Quando você e seu noivo decidirem noivar, comuniquem aqueles que são as pessoas mais importantes para vocês. 
Tenha uma agenda, caderno ou planilha no excel para anotar tudo o que você gostaria de ter em seu casamento, valores e data para o pagamento desses produtos ou serviços.
Ao definir a data, entre 6 a 4 meses antes é interessante enviar o Save The Date aos convidados. Para saber mais sobre o STD, clique aqui.


Escolha do tipo de cerimônia e festa

Qual vai ser o estilo da sua cerimônia e festa: formal, casual ou temático? Para ajudar a decidir, faça uma lista de tudo o que você e seu noivo gostariam de ter no evento, seja o mais específica o possível em cada detalhe. 
Cerimônia e festa temáticas inspiradas na Disney. Confira o post completo aqui.


Definição do orçamento

Sinceridade é a palavra chave aqui: qual é o valor que vocês podem gastar? Antes de pensar no valor pretendido, é melhor pensar no valor possível. A partir de então, economizar mensalmente é a atitude primordial para não começar o casamento com dívidas. Nesse momento também é importante se certificar se haverá colaboração dos pais ou algum outro familiar para tornar esse sonho realidade, e qual será o valor dessa colaboração. Anotem tudo na agenda/caderno/planilha do casamento.


Definição dos lugares para cerimônia, recepção e festa

Hoje muitos locais oferecem espaços distintos para a cerimônia e festa, o que facilita na hora de os convidados se deslocarem da cerimônia para a recepção. 
Se essa não for a sua opção, como no caso de casar na igreja e realizar a recepção em um buffet, fique atenta às datas, pois a concorrência por datas em algumas igrejas é tão grande que a fila de espera chega a ser de 2 anos ou mais. Procure reservar o quanto antes.
Confira a minha busca pelo local perfeito para o meu casamento aqui.

Celebração do Noivado

Uma ótima opção de comunicar a decisão de se casar é fazer uma festa de noivado. Essa festa pode ser mais formal, com convites impressos, recepção em algum buffet. Pode ser um churrasco casual, recepção com bolo, champanhe e docinhos, ou um coquetel com finger food. Tudo vai depender do gosto dos noivos e de quanto pretendem gastar. Lembre-se que esse é mais um evento para se planejar e pagar. 
O ideal é fazer a festa de noivado ao menos 6 meses antes do casamento. Assim você já terá uma noção de quantas pessoas convidar e há tempo para todos se programarem antecipadamente para a sua festa.
Aqui no blog tivemos um post com a linda festa de noivado da Emily e do Ueberte. Confira aqui.


Escolha do local da cerimônia

Como já falamos da concorrência pelas datas, o melhor a fazer quando se quiser uma cerimônia religiosa é reservar o quanto antes a igreja.
Casar perto de sua casa pode ser mais tranquilo e mais econômico, caso não seja o sonho dos noivos casar "naquela" igreja famosa.

Escolha de quem vai celebrar a cerimônia

Quem vai celebrar a cerimônia: celebrante, padre, pastor, um amigo? Se for um padre que você não conhece, procure assistir alguma missa, conversar com ele, assim ficarão mais à vontade quando chegar o grande dia da cerimônia acontecer.

Horário da cerimônia

Consulte se a igreja escolhida realiza mais de um casamento por dia, muitas fazem isso. Avaliem bem qual o melhor horário a ser escolhido, lembrando que ao escolher o último, há possibilidade de ocorrerem atrasos nos primeiros e isso afetar a sua cerimônia. Se for o horário escolhido, converse com as outras noivas e peça que todas mantenham a pontualidade, se isso for possível.
O horário escolhido também poderá definir o estilo de sua cerimônia e festa, sendo um casamento realizado pela manhã/tarde mais simples, apostando-se na delicadeza das flores, por exemplo, e os realizados à noite poderão contar com mais sofisticação, abusando-se de brilhos para a decoração, vestidos e detalhes.

Decoração da Igreja

Muitas igrejas possuem cadastros de profissionais, outras deixam a escolha livre. Se escolher um profissional cadastrado, peça datas em que ele fará a decoração nessa igreja, sempre é bom conferir pessoalmente.
No caso de mais de um casamento realizado no mesmo dia, converse com as outras noivas para escolherem uma decoração que agrade a todas e assim economizar no valor final.
Inspirações para decoração da cerimônia ao ar livre e na igreja. Veja mais dicas e fotos para decorar sua cerimônia aqui.


Música da cerimônia

Da mesma forma que a decoração, há igrejas que oferecem profissionais cadastrados na área de música também. Aqui a escolha também é dos noivos, que deverão conferir ao vivo a execução das músicas, essa é a melhor forma de se decidir pela contratação ou não. Fique atenta: algumas igrejas cobram multa para levar profissionais que não sejam cadastrados. Essa prática é abusiva, pois não é permitida a "venda casada". Mesmo assim, algumas continuam praticando esse tipo de venda.
Outro detalhe da cerimônia na igreja: temos que respeitar as normas e escolher um repertório de acordo com elas. Isso deve ser passado aos músicos contratados.
Se você não for casar na igreja, a escolha dos profissionais e músicas é livre.

A Festa - Estilo de recepção

Aqui voltamos ao assunto: o seu casamento será clássico, moderno, casual, informal, formal, temático...? Se você fez a lista de tudo o que quer em seu casamento, já pode ter o conceito de sua festa.

Convidados

Muito importante: faça a lista de convidados o quanto antes. Com ela você terá noção de espaço para recebê-los e para a escolha do menu. A lista ajudará a saber se a igreja/local da cerimônia escolhida comporta todo mundo. Lembrando que não é elegante convidar algumas pessoas para a cerimônia e não convidar para a festa, ou vice versa.

Local da Festa

Visite o maior número de espaços possíveis para ver qual combina mais com você, qual agradará mais a você e ao seu noivo. Também, para ver se o mesmo tem estrutura adequada e comporta todos os seus convidados. Confira instalações da cozinha, quantos banheiros possui, se é oferecido estacionamento (pago ou gratuito), se há um local para os noivos ficarem para se arrumarem antes de entrar na festa (como retocar a maquiagem), o número de mesas e cadeiras, se disponibilizam toalhas, talheres, pratos, copos e taças, se oferece equipe de segurança, limpeza, manobrista, e o que mais você considerar importante.

O que servir

Muitos espaços possuem buffet próprio. Ao visitar os locais, informe-se sobre isso e já confira os cardápios oferecidos. No caso de locação somente do espaço, será necessário contratar um buffet especializado.
Certifique-se de tudo o que será oferecido e faça constar no contrato. Confira quais bebidas estão inclusas e quais você terá que levar, muitos buffets não cobram taxa de rolha, o que facilita para levarmos espumantes, whiskies de fora. 

Decoração

Aqui o ideal é que você tenha quem faça a decoração, para que possa dedicar todo o seu dia para o "dia da noiva". Se não for possível contratar alguém, converse com familiares, amigos e padrinhos para lhe ajudarem nessa tarefa.
Atente-se ao horário do seu evento e estilo de festa. Um local e jantar mais sofisticados pedem uma decoração mais requintada.
Peça para a responsável pela decoração deixar um espaço reservado para presentes de última hora, sempre pode ter aquele convidado que não quis comprar pela internet e levou o presente na festa (amigos convidados, isso não é o ideal, mas a gente sabe que o que vale é a intensão e o que é feito de bom coração rsrsrs).
Lembre-se de incluir no pacote da decoração a mesa dos doces, mesa do bolo, mesa de chá e lounges, caso o espaço escolhido não os ofereça.

Para um casamento clássico, aposte no branco, verde e dourado.
Um casamento mais casual pode abusar das cores sem perder a elegância. 
Casamento temático decorado com balões, alegre e informal. Use a criatividade e faça o seu!


Música

Esse é um detalhe fundamental, acredito que enquanto houver música boa tocando, terá convidado na pista de dança e sua festa vai durar muito mais. Mas, como definir o repertório: atender somente o gosto musical dos noivos ou o dos convidados também? Minha opinião: ser flexível nesse quesito. Converse com o diretor da banda ou DJ contratado para conferir o repertório deles e o que sugerem para agradar o máximo possível noivos e convidados. Esses profissionais possuem repertórios para todos os gostos e vão lhe ajudar nessa tarefa.
Não sabe com que música vai entrar na sua festa? Confira aqui algumas sugestões.


Horário

É a base dos itens anteriores. A partir dele, definimos decoração, cardápio, trajes e o estilo da recepção. E quais opções temos?

Casamento pela manhã - é um casamento mais informal, não exige luxo, é lindo sem perder elegância. Pode-se oferecer um café da manhã, um brunch ou um almoço. É recomendável evitar brilhos e cores muito chamativas.

Casamento pela tarde - também é considerado menos formal, mas aqui já se pode ousar mais na decoração, nas cores e roupas usadas. Pode-se servir um café colonial, com pães, frios, chás, pode ser um coquetel quente ou frio (ou ambos), ou coquetel seguido de salada e um prato quente.

Casamento à noite - é o horário perfeito para os noivos que querem algo mais formal e com requinte. Nesse horário é possível abusar dos brilhos, tecidos nobres, vestidos longos e trajes de gala. Para o cardápio, pode ser servido um coquetel e jantar mais informais (serviço americano, servido em rechauds), ou formal (serviço à francesa, onde os garçons servem os convidados, que permanecem sentados).

Escolhendo o Buffet

Peça dica para os amigos e familiares que já casaram, para profissionais da área, pesquise bastante na internet, e vá pessoalmente conhecer aqueles que mais lhe interessarem. O fechamento do buffet é um ponto importantíssimo, pois ele é responsável pela maior parte dos gastos do nosso casamento. A maioria dos buffets oferece um dia para degustação, tente marcar a visita para um desses dias, assim vocês já conhecem o cardápio que será oferecido no dia. (Particularmente, eu amo essas degustações, rsrs).

Escolha do cardápio

Geralmente os buffets já possuem uma série de cardápios que poderão ser montados de acordo com gosto e bolso dos clientes. Converse com o responsável do buffet escolhido para definir o cardápio adequado para o seu evento. Informe horário de sua festa, quantos convidados são, estilo da festa, e tudo o mais que você achar interessante para que o responsável possa lhe passar as melhores opções para o seu evento.

Escolha o estilo do serviço para servir os convidados

Temos várias opções para se servir o jantar:

- Americano - os convidados se servem em rechauds e retornam para suas mesas para comer.
- Franco-americano - aqui os convidados também se servem, mas comem em pé, com o prato na mão.
- À Inglesa - nessa opção os convidados ficam sentados e são servidos nas mesas pelos garços, que lhe oferecem pratos feitos.
- À Francesa - os convidados são servidos pelos garçons em suas próprias mesas.

Bolos e doces

Hoje não há mais regras para um bolo padrão. Os noivos escolhem o bolo de acordo com o seu gosto, podendo ser clássico, todo branco, dourado (super tendência), decorado com flores, ou o naked cake, também conhecido como "bolo pelado" por não levar cobertura.
Se não puder servir tudo o que você imagina para uma festa, ofereça bolo e champanhe aos seus convidados, simples, gostoso e lindo.
Confira as tendências para bolo nesse post e escolha o seu.
Bolos decorados com flores são tendência. Confira dicas aqui para não errar na hora de escolhê-lo.


O topo do bolo é um dos destaques, podendo ser uma réplica dos noivinhos (agora temos os topos de bolor humanizados), um casal de pombinhos, um casal de porcelana, cerâmica ou outro material sofisticado, um topo de bolo divertido como lego e playmobil, enfim....aqui vai depender do estilo dos noivos e o que preferem.
Topos de bolos de passarinho são muito fofos e compõe o tema "love birds", super romântico.
Confira nosso post com muitos topos de passarinho.


Nesse post, tratamos sobre a organização de forma geral, o principal que precisamos para organizar o nosso evento. Uma vez por semana teremos um post especial sobre a organização do nosso casamento. Acompanhe para ter a continuidade do planejamento, no próximo post, falaremos sobre detalhes importantes que complementam a postagem de hoje.

Se você gostou do post e ele lhe foi útil, deixe o seu comentário logo abaixo. Vou adorar recebê-lo e respondê-lo com todo o carinho.

Beijos e até o próximo post.






12 comentários:

  1. Organizar o casamento é um enorme prazer mas realmente dá trabalho e precisamos nos organizar muito, eu tenho o fichario da noiva e planilha de orçamento para auxiliar e colocar a mão na massa também é ótimo para economizar e fazer do jeito que você quer, antecedência só conta a favor nessas horas, adorei o post!

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    Respostas
    1. Oi linda! Que bom que você gostou do post, vou atualizá-lo agora com mais alguns detalhes.
      Achei ótima a sua ideia do fichário!!
      Eu faço e refaço as minhas listas, pois parece que sempre esqueço de algo.
      Eu fiz uma planilha no excel e tenho a minha agenda. A agenda não é o melhor, pois logo vem o ano novo e vou trocá-la. Então, agora estou adotando um caderno dividido em setores, quase como um fichário.
      Sobre colocar a mão na massa, é bom demais, né? Ir comprar as coisas e depois fazer as nossas coisinhas, eu adoro <3
      Bjão, e obrigada por sempre passar aqui no blog <3

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  2. Olá!
    Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, e aproveito a oportunidade para te convidar a visitar meu Blog. Lá tem de tudo um pouco: Artesanato, Receitas, Dicas,...
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

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    1. Oi querida, tudo bem?
      Que bom que você gostou do blog.
      Pode deixar que vou retribuir a visita!
      Seja sempre bem vinda aqui no blog <3

      BJão

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  3. Oiii, seu blog está lindo! Parabéns!!!
    As noivinhas que aproveitem e curtam bastante tds estas dicas maravilhosas desta blogueira sensacional!!!

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    1. Oi coisa liiindaaaaa! Obrigada!
      Que bom que vc gostou do novo visual do blog, fico mt feliz!
      E obrigada pela recomendação às noivinhas, rsrs
      Bjãooooo

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  4. esse blog e maravilhoso adorei !!!!!!!!!!!!!!

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    1. Oi linda, tudo bem?
      Fico muito feliz que você tenha gostado!
      Espero que as dicas sejam úteis para você e que você retorne mais vezes <3
      Bjão

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  5. oiii ameii tudo por aqui,estou naquela fase deliciosa de sonhar com todos esses detalhes.Noivaremos mês que vem e procurando algumas sugestões encontrei o blog.SUPER lindo,tudo.. ando meia perdida quanto a tantos detalhes mas por aqui tenho me encontrado.Um bjo Anne Farias

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    Respostas
    1. OI lindaaaaa!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Se você tiver alguma dúvida ou quiser alguma inspiração a mais, envie um email para apenastrespalavras@gmail.com
      Será um prazer ajudar você!
      Bjão

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  6. Respostas
    1. Ai que lindaaaa que você é! Obrigada, de coração <3 <3
      Bjão

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