Madrinhas - Padronizar os Vestidos ou Não?


Oi gente, tudo bem?

Todo mundo sabe que é tradição nos casamentos americanos vermos as madrinhas com os vestidos iguais. Vemos isso em filmes, fotos, blogs, etc. 


Em muitos casamentos aqui no Brasil já é vista essa tendência, mas, nos últimos dias em que andei pesquisando coisas legais para postar aqui no blog, percebi que as coisas mudaram um pouquinho por lá também.

Muitas noivas optaram por usar uma cor temática, e as madrinhas, que lá recebem o nome de "bridesmaids" e representam as damas de honra (aqui no Brasil é nossa tradição as crianças fazerem o papel de daminhas, e temos as madrinhas no lugar de damas de honra americanas), usaram vestidos diferentes e em várias nuances dessa mesma cor.

Outras opções vistas foram de vestidos no mesmo modelo, mas em cores diferentes.

Uma outra alternativa, além dos vestidos todos iguais (modelo e cor), foi estabelecer uma cor, como o preto, e os modelos diferentes, talvez adequando-se ao corpo e gosto de cada uma das damas de honra.

Bom, mas optar por padronizar, seja de uma forma, seja de outra, envolve várias outras questões, desde como abordar as madrinhas e até quem vai arcar com os custos dos vestidos padronizados.

Acho que o importante é conversar com as madrinhas antes de tomar uma decisão. Faça uma reunião e converse com todas juntas, até para que elas possam se conhecer melhor.

Um outro detalhe da tradição americana que precisa ser levado em consideração é de que nos EUA a maioria dos casamentos acontecem durante o dia, de forma que as damas de honra podem usar vestidos curtos, o que o deixa mais em conta na hora de adquiri-lo. Além do que, um vestido nos EUA é bem mais barato que aqui no Brasil, não é? E o mais importante nessa tradição: quando a noiva opta pela padronização dos vestidos, é ela quem arca com as despesas!!

Então, precisa ficar claro desde o começo quem vai arcar com os custos desse desejo de ter todas as madrinhas vestidas iguais. Considere a sua atual situação financeira, se pretende arcar com essa despesa, e também as reais condições de suas madrinhas, pois muitas podem ter pretensão de alugar um vestido para gastar menos, pedir emprestado, usar um que já tinha comprado, ou até mesmo simplesmente não querer comprar ou usar um vestido na cor proposta. Por isso é importante a reunião para todas conversarem sobre o assunto.

Resumindo as opções de coordenação entre os vestidos:

Vestidos completamente iguais para todas as madrinhas, vestidos na mesma cor mas com modelos diferentes, vestidos do mesmo modelo com cores diferentes ou escolher uma cor e as madrinhas usarem essa cor, mas em qualquer tonalidade e modelo.

Dica: organize a reunião com as suas madrinhas, verifique se elas concordam com o que você deseja para esse detalhe do casamento, e estabeleça as opções de cores, tipo de tecido, curto ou longo. Isso vai facilitar na hora de suas madrinhas escolherem o modelito do dia. 

Lembrando que quem brilha no seu casamento é você, a noiva. Mas as madrinhas também merecem estar bonitas, bem vestidas e também elogiadas pelos seus vestidos. Assim, o melhor é uma escolha que satisfaça a noiva e as madrinhas. Todas ganham e saem felizes no final.

E você, o que acha sobre o assunto? Já conversou com as suas madrinhas? Preferiu deixá-las livres para escolher ou preferiu padronizar? Conte-nos um pouco de sua experiência, pode ser nos comentários ou mandando um email para apenastrespalavras@gmail.com Se já realizou seu casamento, mande uma foto com as madrinhas para publicar no blog e servir de inspiração para outras noivinhas. Obrigada!

Abaixo, deixo várias inspirações para vocês. As minhas preferidas são as madrinhas em tons de rosa ou cada uma com um vestido de uma cor. Lindo!

Beijos! 















12 comentários:

  1. Hmmmmm, eu acho lindo!
    Pena que quando casei nem entrava em blogs e nem tinha ideia de quanto ficaria lindo assim. Quando eu casar de novo (quero casar a cada 5 anos com meu marido..aahhahaha) dai quero as madrinhas iguais :)
    Beijão.
    Tá lindíssimo teu blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bem?
    Obrigada pelo comentário.
    Fica lindo, né?
    Eu também adoro a ideia e adoraria mais ainda se minhas madrinhas também quisessem padronizar. Mas por uma questão de economia, preferi deixá-las livres para escolher (só evitando as recomendações de sempre: nada vulgar e nem curto hehe).
    Adorei sua ideia de casar a cada 5 anos com o seu marido <3
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Liiindíssimos vestidos!
    Retribuindo a visitinha, flor! beijocas
    www.fernandacordeiro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem?
    Que bom que gostou ;)
    Estou seguindo você para acompanhar as dicas ;)
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Oi eu amei amei amei seu blog! Muito fofo *--*

    ResponderExcluir
  6. oi flor te seguindo! vem conhecer meu cantinho *-* ,pinkbjs.
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pinkbelezura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O Flávia, tudo bem?
    Obrigada pelo comentário, que bom que vc gostou! Também adorei o seu e estou seguindo ;)
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Oi Karina, tudo bem?
    Obrigada por seguir ;)
    Já visitei o seu blog e tb estou seguindo ;)
    Bjo, linda!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ari,
    Eu sou daquelas madrinhas que entende que o dia é da noiva e que ela pode tudo e que não custa nada fazer a vontade dela por um dia. Sou a favor de que, se a noiva decidir que quer as madrinhas com a mesma cor (acho essa a forma mais fácil de padronizar) que deve sim conversar com as mesmas e expor essa situação, acredito que conversando todo mundo se entende. Eu mesma solicitei que as madrinhas não usassem algumas cores para os vestidos, pois queria um altar colorido, fiz uma aba no blog para elas e todas compreenderam.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, que legal! Muito bom ter o seu depoimento aqui!
      Sendo bem sincera, eu gostaria de padronizar as minhas madrinhas, e ainda, gostaria que fossem de preto. Não acho que seja luto, acho lindo e chik. Maaaaaasssss, já tem gente reclamando hoje que não quer igual, que não quer gastar...olha, não é fácil. Como diz meu pai, ainda temos 15 meses, mas que passam voando...
      Vou lá no seu blog xeretar e descobrir mais sobre como foram as suas madrinhas, rsrs.
      Bjãoooo

      Excluir
  10. Eu quero muito todas as minhas madrinhas de preto. Amo a cor, acho chique e elegante. Afinal quem não fica bem com um pretinho basico?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Sei que o post é antigo, mas espero realmente que voce possa responder.
    Tenho uma noiva que nao quer padronizar os vestidos, nem em cor nem modelo das damas de honra, que vai entrar sozinhas. Para isso acontecer, será que eu as organizo numa escala de cores e coloco buquês neutros, como na cor branca? Funciona?

    ResponderExcluir

O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita.
Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo.
Às amigas blogueiras, deixem o link do blog para que eu possa retribuir a visita!
Obrigada!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...