Dicas para Escolher a Data de casamento

Olá gente, tudo bem?

Chegou um dos momentos mais esperados: hora de escolher a data do casamento! Vocês estão noivos, ou simplesmente decidiram que é hora de casar. 

Que tal compartilhar esse momento com as pessoas mais queridas para vocês oferecendo um almoço, um jantar, uma simples reunião ou uma festa de arromba? Mas...Como escolher a melhor data para esse dia tão especial?

Para decidir qual é a melhor data, podemos considerar os seguintes fatores:

 Escolher uma data especial para o casal, como o dia em que vocês se conheceram, data do início/aniversário do namoro. 
Só tomem o devido cuidado se essa data não coincide com o carnaval ou algum outro feriado prolongado, quando muitas pessoas já estão com viagens programadas, passagens compradas, e não comparecerão à sua festa. Caso a presença delas seja importante para vocês, levem esse detalhe em conta.
Outro detalhe: em vésperas de feriados os hotéis e passagens de avião custam mais caro, e isso vai pesar no bolso dos convidados que vêm de fora.
Outro cuidado é se for ano de copa do mundo, Brasil x qualquer time. Há o mesmo risco de convidados especiais para vocês estarem mais ligados no jogo do que no evento em si.

 A data especial também pode ser o aniversário de um dos dois, ou de um familiar querido, como aquele que já partiu mas estará presente em nossos pensamentos. (Eu adoraria casar no dia do aniversário da minha avó, 24.03, mas em 2014 cairá em uma segunda-feira, levará alguns anos para eu poder ter essa data num sábado novamente.)

 É melhor escolher um fim de semana para realizar a festa. Isso facilita a vinda de convidados de outras cidades, Estados (que é o meu caso: família e amigos morando no RS). Festa no fim de semana também facilita para quem trabalha o dia todo. Se os convidados estiverem cansados depois de um dia inteiro de trabalho, é provável que sua festa termine antes do tempo que você gostaria.

 Sábado é sempre melhor que sexta, caso você more em uma cidade grande como SP, enfrente o trânsito do final da tarde, engarrafamentos em determinadas regiões, etc. Ninguém quer que os convidados cheguem atrasados, ou pior, você não quer chegar atrasada, não é mesmo? Então, se o sonho é casar às 18h, seria melhor escolher um sábado ou domingo. Se preferir a sexta-feira, 20h ou 21h facilitaria para os convidados chegarem à cerimônia ou festa em tempo sem se atrasarem.
- Se você mora numa cidade tranquila, horário não vai ser problema.

 Escolher de acordo com o tipo de evento que você quer realizar:
- Um almoço ao ar livre combina mais com os dias quentes e ensolarados. Nesse caso, seria interessante escolher uma data entre os meses da primavera e verão. Lembre-se que nessa época há possibilidade de temporais nos finais de tarde, então o ideal é escolher um local que ofereça a possibilidade de festa ao ar livre e com espaço coberto para os convidados se recolherem no caso de chuvas inesperadas.

 Se você for casar na sua cidade, já sabe mais ou menos as épocas de chuva. Por exemplo, o meu caso: em setembro completo 5 anos morando em SP (capital). O inverno geralmente é bastante seco aqui, e no verão, chove (temporal, quero dizer) todas as tardes, nem que seja por 5min, 10min e pare. Mas, essa chuva pode ser suficiente para atrapalhar a minha programação, prejudicar o trânsito, eu me atrasar, etc. Então, por esse aspecto, é melhor escolher os meses em que o clima está mais seco - e frio, no meu caso, coisa que adoro!

 Considerando as estações e o estilo de vestido que você quer usar.
- Se você não abre mão de um modelo tomara que caia, os meses de clima quente são ideais, sem o risco de você tiritar de frio no inverno. Caso queira usar o modelo no inverno, há diversas opções de estolas, bolerinhos, casacos lindos para noivas. 
- Já para quem prefere os modelos de manga longa, o inverno vai deixá-la mais confortável para dançar a noite inteira sem se incomodar com o calor. Claro que é possível usar manga longa no verão, a maioria dos espaços para festas possuem modernos sistemas de ar condicionado, mas igrejas dificilmente terão ar condicionado, e aí há o risco de transpirar, estragar maquiagem, enfim...

 Escolher de acordo com o lugar da lua de mel também pode ser interessante. Se é alta ou baixa temporada do local, o que ajudará a economizar, e qual é a estação perfeita para melhor serem aproveitados os passeios, se lá fará bom clima na data escolhida.

 Escolher pela tradição: maio é o mês das noivas, setembro é o começo da primavera, e dezembro a maioria recebe décimo terceiro para viajar com mais folga, pagar a festa, etc. Por serem datas concorridas, é bom correr e marcar a igreja e o espaço da festa o quanto antes.

Depois de tudo decidido, verifique a disponibilidade de datas primeiro na igreja e, em seguida, no espaço onde será realizada a recepção dos convidados e festa.

Essas são apenas algumas dicas para facilitar a sua escolha. Nada impede que a festa seja realizada numa quarta-feira, por exemplo. O mais importante de tudo é que a data seja especial para vocês e vocês estejam felizes e satisfeitos com a escolha!

E se acontecer algum imprevisto, como chuva na saída da igreja, pense em soluções divertidas, como um guarda-chuva colorido, galochas para um toque de bom humor. Esses adereços poderão lhe render lindas fotos e você evitará maiores prejuízos ao vestido, sapatos, cabelo, etc. Abaixo vocês poderão conferir algumas ideias com guarda-chuvas coloridos.

Por fim, desejo que a data escolhida seja perfeita e faça desse dia o dia mais lindo da vida de vocês!

Beijos, sejam felizes 







5 comentários:

  1. Amei o blog!*-*

    Beijocas!
    http://dafeiraaoaltar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, tudo bem?
    Que bom que você gostou, fico feliz!
    Não consigo responder diretamente no seu comentário, mas esse probleminha do meu blog logo será resolvido <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi linda, tudo bem?
      Que bom que você gostou <3
      Bjão

      Excluir

O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita.
Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo.
Às amigas blogueiras, deixem o link do blog para que eu possa retribuir a visita!
Obrigada!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...