Dicas para escolher o fotógrafo

Oi Gente, tudo bem?

O post de hoje é bem especial, teremos a participação da Patrícia, que é cantora e fotógrafa na empresa EntreOlhares, de Recife. 

A Patrícia foi uma das primeiras a elogiar o meu blog e desde o começo foi sempre muito simpática e gentil em suas mensagens. Acho que isso é muito importante na hora de escolher um fornecedor, prestem atenção no atendimento que vocês receberão desde o começo. Bom, por isso pensei nela para o primeiro post de fotos. Mandei para ela as perguntas que considero mais importantes e ela prontamente me mandou as respostas e fotos maravilhosas para ilustrarmos esse post. 

Antes de irmos ao principal, que são as perguntas e respostas, vou comentar aqui o que eu acho que devemos deixar esclarecido antes de fecharmos o pacote com fotógrafos.

Essa semana vimos circular em diversos sites a notícia de um casal inglês que processou a fotógrafa que estragou as fotos do casamento deles. Se você não quer que isso aconteça, contrate um bom profissional.

Como saber se estamos contratando o profissional ideal: acho importante selecionarmos alguns fotógrafos, que podem ter sido indicados por conhecidos ou que vimos o trabalho na internet, e marcarmos uma reunião para vermos mais fotos, álbuns, trabalhos anteriores. Nessa reunião, acho importante deixarmos tudo bem esclarecido: pergunte sobre o número de fotografias, custo por fotografia/pacote, tempo de cada sessão, se poderá comprar cópias extras, se o pacote já inclui o álbum, se as fotos incluem outro lugar além da igreja e salão (making of, fotos em locação, trash the dress), se há um valor, e qual, pelos ensaios extras, qual é o estilo do fotógrafo, quanto tempo ele permanecerá durante a recepção/festa, qual é o valor da hora extra, qual o prazo de entrega das fotos, e por fim, quais as condições de pagamento. Assim que escolhido o profissional, passe a ele o roteiro do seu evento, quais os momentos que você faz questão que sejam fotografados, se haverá alguma surpresa, etc.

Aproveito para dizer que, se eu tiver oportunidade, vou a Recife com meu noivo para fazer um ensaio com a Patrícia e o seu noivo, pois a cidade é linda, é cultural, é perfeita para um ensaio, e o trabalho deles é maravilhoso!

Bom, agora, vamos às dicas profissionais. Primeiramente, uma pequena resenha da empresa EntreOlhares, e em seguida, as perguntas que fiz à Patrícia e ela respondeu com o seu noivo:


Estamos no mercado de eventos há 4 anos, mas especificamente em fotografia de casamentos há 2 anos, esse é o tempo que a EntreOlhares existe. Somos um casal de noivos apaixonados e com sonhos iguais aos de nossos clientes.
Como casamento também faz parte de nossa vida, fica fácil pra nós entendermos a necessidade dos noivos que nos contratam e assim procuramos fazer o melhor trabalho possível da forma que gostaríamos que acontecesse em nosso casamento.
Amamos o que fazemos, pois conhecemos sempre uma linda história de amor, é mágico poder contá-las com imagens e conseguir emocionar as pessoas novamente, pois ver fotografia nos faz reviver momentos e quando o momento é único e especial a sensação torna-se maravilhosa. Trabalhamos juntos no mesmo evento e apenas nós dois. Cobrimos o making of da noiva, cerimônia e recepção até enquanto render boas fotos. Entregamos o material em DVD além de oferecermos álbuns que podem ser apresentados pessoalmente aos clientes em reunião no nosso Home Office. Oferecemos também ensaios fotográficos externos (não possuímos estúdio) antes (Pré-Casamento) e/ou depois do casamento (Trash The Dress). Para os ensaios, também entregamos em DVD e oferecemos álbuns.


1 - Qual a diferença entre fotógrafos tradicionais/clássicos e aqueles que trabalham com fotojornalismo?
Os fotógrafos tradicionais são aqueles que fazem o registro do casamento de maneira mais formal e pousada, em sua maioria registram apenas os momentos mais importantes como todas as entradas do cortejo, troca de alianças, beijo, familiares no altar, no bolo, bouquet da noiva e convidados posando com os noivos na festa. O profissional que trabalha na linha fotojornalística faz a cobertura do evento sem interferir no que estiver acontecendo, sem poses e sim contando a história do dia do casamento através das imagens, gostamos de comparar às novelas e filmes, onde os atores não olham nunca para a lente, dessa forma as fotos ficam mais espontâneas e é possível sentir a emoção das pessoas em cada imagem. 


2 - Devemos contratar as duas equipes para o nosso evento?  Depende, certas famílias possuem aquele fotógrafo que faz todos os eventos da família de forma tradicional há anos, para não deixarem de contratá-lo e ainda ter uma pitada de fotojornalismo, algumas noivas contratam um segundo fotógrafo para garantir essa parte. Os profissionais que trabalham com fotojornalismo também fazem as fotos tradicionais, os momentos tradicionais que não devem faltar são as fotos no altar com as pessoas que participaram do cortejo e o brinde da família no bolo já na recepção. 

3 - Quais são suas dicas para fazer a e-session/ensaio antes do casamento?
Algumas coisas são muito importantes para se obter um bom resultado:
-Local do ensaio: Escolher um lugar que tenha haver com a história do casal, onde costumam passear, uma praia deserta que adoram ir, a idéia é ilustrar um passeio à dois bem íntimo.
-Roupas: A escolha da roupa é muito importante, deve combinar com o local escolhido e ter haver com o estilo do casal. Não se deve escolher roupas muito coladas no corpo para que não fiquem desconfortáveis ou que deixem aparente aquelas gordurinhas indesejáveis. No caso de troca de roupa, se a anterior for apertada ficarão marcas na pele que podem aparecer na foto, às vezes as marcas são difíceis de corrigir no computador.
-Cabelo e maquiagem: São importantes, pois valorizam muito o rosto, no caso do noivo, cabelo a barba merece uma atenção especial também.
-Alguns cuidados: Dependendo do horário da sessão não se pode esquecer do protetor solar antes da maquiagem e a depilação um dia antes é essencial.

3 - Quais são suas dicas para obter um bom álbum de casamento?
Toda mulher sonha em ter o casamento dos sonhos, cada uma dentro de seu orçamento. De tudo o que é contratado na festa, a única recordação que ficará pra sempre são as fotos e a filmagem, porém esses serviços dependem de todos os outros serviços, principalmente da decoração e iluminação dos ambientes a serem fotografados, seja um casamento simples ou luxuoso, então é importante que a noiva tenha certeza de todos os itens que farão parte de sua decoração e estudar junto com o decorador o projeto de sua festa até que tudo esteja no seu agrado, se possível ver fotos da decoração montada ajuda a imaginar como ficarão as fotos no dia do casamento. Garantindo essa parte, é preciso ver os modelos de álbuns que o fotógrafo pode oferecer e escolher aquele que se mostrar mais resistente, lembramos que a durabilidade de um álbum depende também da forma que o mesmo é cuidado e guardado. A diagramação, que é o ato de distribuir as fotos no espaço limitado das páginas do álbum, é outra coisa importante e cada fotógrafo tem o seu estilo.

4 - Quais são suas dicas para realizar o trash the dress?
Existem duas formas de realizar o trash, a primeira é ter disposição no dia seguinte à festa para aproveitar o aluguel das roupas do casal, ou se não for possível e o casal puder, alugar as roupas em outra data, antes ou depois do casamento. O local escolhido é muito importante o o resultado fica mais bacana quanto mais inusitado for, um lugar onde não seja comum ver um casal de noivos passeando. Os melhores horários para o ensaio são ao nascer do sol ou no meio da tarde até o pôr-do-sol, quando o sol está mais fraco e a luz perfeita.

5 - Quais são os principais aspectos a se observar antes de contratar o fotógrafo?
Primeiro o casal deve analisar as fotos com calma pela internet, conhecer o site do profissional e seu portfólio de divulgação. As fotos revelam o estilo do fotógrafo, se é tradicional ou fotojornalístico. Se as imagens encantarem é hora de conhecer o profissional e o material que ele fornece pessoalmente, tirar dúvidas sobre como ele trabalha e assim poder definir se ele será a pessoa certa para eternizar seu grande dia.

6 - Outras observações que você possa passar para as noivas.
O melhor planejamento é aquele feito com calma e paciência, um planejamento bem feito significa sucesso na festa e a realização de um grande sonho. Nunca levar em conta apenas o preço dos serviços, tudo deve ser colocado na balança, se a festa dos sonhos ficar cara, uma dica é empurrar mais a data, melhorando assim as condições de pagamento.

Gente, espero que vocês tenham gostado das dicas, porque eu adorei! Quem quiser conferir mais trabalhos da Patrícia Confiram e peça o seu orçamento pelo site: Entre Olhares. Patrícia, você é uma querida! Muito obrigada e agradeça ao seu noivo também pela colaboração.

Agora, algumas fotos escolhidas a dedo para vocês.

Beijos



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita.
Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo.
Às amigas blogueiras, deixem o link do blog para que eu possa retribuir a visita!
Obrigada!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...